Nova maneira de viver
Não há limites para o que você pode ser ou para o que você pode fazer, porque toda hora é hora. Se você pode mudar de ideia, você pode mudar a vida.
O diagnostico de VIH positivo não significa o fim da vida. Significa que você deve assumir uma nova maneira de viver e aceitar estar em um programa de tratamento médico que não pode parar, por enquanto.
Uma nova maneira de viver significa dedicar-se a uma vida saudável. Por exemplo, consumir água potável e comidas que possam não estar contaminadas, como as comidas vendidas nas ruas. Você deve praticar exercícios físicos moderadamente, evitar estresses e fazer determinados exames médicos de vez em quando.
O estigma é uma situação difícil ligada ao VIH, mas você deve assumir uma atitude de elevada autoestima em relação a isso porque você continua a ser a pessoa importante que sempre foi.
Estigma significa sinal vergonhoso, desonra e perceção negativa associada a certo comportamento. O estigma faz com que você se esconda. Estando escondido, você perde a oportunidade de ter uma vida saudável porque ninguém conhece as suas necessidades.
Estudo feito em um país de rendimento alto demostrou que a esperança de vida de uma pessoa que tem o VIH aos 20 anos ser de cerca de 43 anos, e aos 35 anos ser cerca de 32 anos, isto se o diagnostico e a terapia antirretroviral tiver sido iniciada cedo.
Reconhecer não significa o fim
Tomar conhecimento de que você tem o vírus VIH não significa o fim da vida. Pode até ser o contrário porque as complicações e mortes decorrentes da SIDA estão relacionadas ao diagnostico tardio, dificuldades em receber cuidados de saúde e de aderir a um programa de tratamento antirretroviral eficaz.